DICA DO ARBITRO Nº 01
Anotação de Propostas de Empate
1 -Voce sabia que...
- Deve anotar na súmula (planilha) todas as
propostas de empate efetuadas durante a partida, independentemente da origem?
2 - Porque fazer...
- Caso seu adversário esteja tentando distrair sua
concentração com repetidas propostas de empate, Você poderá solicitar a
intervenção do Árbitro, o qual irá, no mínimo, admoestá-lo desde que Você tenha
como comprovar a sua alegação.
3 - Como fazer ...
- Toda vez que um dos enxadristas propor empate,
ambos deverão anotar logo após o lance (no mesmo espaço) no qual houve a
proposta, o sinal representativo que é (=).
Por exemplo: no lance 23 as pretas propõem o
empate:
22. Ce5
- Bd4
23. De4 -
Cc2 (=)
4 - Importantíssimo...
- Solicite (em tom baixo) a seu adversário que ele anote a proposta de empate. Caso ele se negue, acione o Árbitro,
5 - Observações ...
- A proposta pode ser aceita ou recusada. Para
aceitar bastará a concordância do proposto. Para refutar a proposta de empate,
o proposto deverá indicar sua intenção, falandocavalheiristicamente (em
tom baixo) ao proponente que pretende jogar mais alguns lances, ou simplesmente
realizando o seu próximo lance sem falar nada (meio antipático não é mesmo?), É
também permitido ao proposto informar que irá analisar a situação e então
quando tiver sua decisão, comunicá-la ao proponente ou simplesmente realizar seu
lance e desta forma indicar claramente que não aceita a proposta.
A partir da recusa, a partida transcorre
normalmente e poderá haver novas propostas de empate de qualquer uma das
partes, tomando-se o cuidado de não incorrer no erro de fazer várias propostas
de empate e desta forma ficar a mercê de uma punição.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
DICA DO ARBITRO Nº 02
Silêncio na Sala de Jogo
1 -Voce sabia que...
- Deve prezar pelo mantenimento do silêncio
absoluto no sala de jogos?
2 - Porque fazer...
- Qualquer enxadrista ou expectador pode ser
expulso da sala de jogos caso persista em provocar ruídos ou diálogos
dentro da sala de jogos.
3 - Como fazer ...
- Toda vez que você presenciar diálogos dentro da
sala de jogos, acione o árbitro, que irá chamar a atenção dos participantes em
falta. Se você precisar trocar idéias (dialogar) com outro enxadrista ou
expectador, convide-o com gestos (discretos) a retirar-se da sala de jogos e
juntos vão até o banheiro ou salão de espera e ai sim dialoguem (em tom baixo).
- Toda vez que for se levantar (ou sentar-se
novamente), tome o cuidado de levantar a cadeira e soltá-la mais atrás
suavemente, pois o arrasto da cadeira provoca ruídos que podem afetar a
concentração do seu companheiro. Se o Arbitro chamar a sua atenção e você
insistir em não prestar atenção a esta solicitação, poderá ser advertido e até
expulso do evento dependendo do grau de ruído e da insistência neste
procedimento.
- Evite analisar a partida recém terminada dentro
da sala de jogos, pois certamente isto irá provocar ruídos e o Arbitro não irá
contemporizar com esta atitude. Mesmo que você consiga analisar em silêncio, o
que é muito difícil, sempre poderá haver outro companheiro que resolva dar a
sua visão em voz alta ou baixa (não importa) e estará provocando ruído, o qual
será atribuído aqueles que estavam analisando a partida.
- Caminhe pela sala de jogos com suavidade sem
esbarrar nas cadeiras e mesas e evitando arrastar a sola ou bater o taco do
sapato, o que também provoca ruídos prejudiciais a concentração.
- Se entre a sala de jogos e o salão de espera
houver uma porta, evite falar em tom alto com alguém do salão de espera com a
porta entreaberta. Se não houver a porta é ainda mais necessária sua atenção ao
conversar com outros companheiros no salão de espera.
4 - Importantíssimo...
- O enxadrista que terminou sua partida é tido como
expectador e continua sujeito ao regulamento do evento e leis do xadrez, que
diz claramente que o expectador que não atender a solicitação da arbitragem no
mantenimento do silêncio, pode ser expulso da sala de jogos.
5 - Observações ...
- Percebam que, para o enxadrista que naquele
momento está expectador, a expulsão da sala de jogos, significa que ele não
poderá voltar nas rodadas seguintes, e desta forma esta alijadodo evento.
Caberá ainda, ao faltoso, punição extra, de acordo com a gravidade de sua
transgressão (discussão em voz alta ou briga), a ser aplicada pelo tribunal de
justiça desportiva da FBX.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
DICA DO ARBITRO Nº 03
Ritual de Promoção
1 -Voce sabia que...
- Há um ritual específico para a promoção do peão,
com ações que devem ser realizadas na ordem correta?
2 - Porque fazer...
- Caso você realize as ações em ordem inversa, ou
deixe de realizar uma ou mais ações conforme o previsto incorrerá em lance irregular
e ficará a mercê de punição caso seu adversário acione a arbitragem, ou estando
o arbitro presente, perceba o ritual feito de maneira errada, e consiga
intervir antes do seu adversário executar o lance de resposta, o que
impossibilita ao árbitro atuar.
3 - Como fazer ...
- Sempre que for promover, siga a ordem correta de
ações a saber:
a) retire o peão diretamente da casa 7 ou 2 ;
pode optar por levar o peão até a casa 8 e 1;
b) se colocou o peão na casa 8 ou 1, retire o
peão da casa 8 ou 1;
c) coloque a peça desejada na casa 8 ou 1;
d) acione o relógio;
e) anote seu lance corretamente. (e8 = D
+) (e1 = D +) ou no caso de uma captura
(d7 X e8 = D +) (e2 X d1 =
D +)
Obs. se promover torre, bispo ou cavalo, indique
claramente a letra correspondente (e8 = T +)
(e8 = B) ou (e8 = C).
4 - Importantíssimo...
- Verifique se colocou a peça da mesma cor que você
está jogando;
- Jamais use a torre virada de cabeça para baixo;
- De forma alguma, continue jogando com o peão como
se Dama fosse;
- Caso não haja no local a peça desejada (uma dama,
por exemplo), pare o relógio e acione a arbitragem;
5 - Observações ...
- A execução incorreta destes procedimentos é
definida como lance irregular e quando acontece é prevista a punição semelhante
a que é imposta ao lance ilegal.
- O faltoso será advertido e seu adversário ganhará
mais dois minutos em seu tempo;
- A dupla reincidência de lances ilegais (qualquer
lance ilegal conta e isto inclui o lance irregular da falha no ritual de
promoção) incidirá na perda da partida por parte do faltoso.
- Caso o arbitro não esteja presente ou estando
presente, não perceba a ocorrência de falha no ritual de promoção, o adversário
pode parar o relógio, em seu tempo, logo após o lance em que houve a falha no
ritual de promoção e acionar o Arbitro. Se não o fizer neste tempo, não poderá
mais fazê-lo.
- Quando for se dirigir ao Arbitro, faça-o em tom
de voz baixo e evite discutir com seu adversário. O Arbitro saberá o que decidir, baseado
nos relatos (em tom baixo) dos dois enxadristas, lembrando da necessidade do
cavalheirismo de ambos.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
DICA DO ARBITRO Nº 04
A Conduta dos Enxadristas
1 -Voce sabia que...
- Há na Lei do Xadrez um artigo especialmente
escrito para a CONDUTA DOS ENXADRISTAS? Trata-se do Art. 12.
2 - Porque fazer...
- Para você transformar-se em enxadrista padrão de
disciplina e desta forma ajudar para que os torneios tenham um melhor resultado
técnico e por conseqüência ajudar no crescimento do Xadrez.
3 - Como fazer ...
Não tem fórmula. Tem que conhecer e praticar
Artigo 12 : A conduta dos jogadores
12.1 Os jogadores não poderão praticar nenhuma ação
que desrespeite ou cause má reputação ao jogo de xadrez.
12.2.a. Durante a partida os jogadores estão
proibidos de fazer uso de anotações, fontes de
informações, conselhos, ou analisar em outro tabuleiro na sala de jogos. (vejam só. Até isto esta na lei!)
12.2.b. É expressamente proibido trazer celulares
ou outros meios de comunicação eletrônicos na sala de jogos, a não ser com
autorização do árbitro. Se o celular de um jogador tocar na sala de jogos ou
qualquer outro dispositivo eletrônico emitir sinal sonoro, durante a partida, o
jogador responsável pelo telefone ou dispositivo perderá o jogo. O escore do
oponente será determinado pelo árbitro.
12.3 A planilha deverá ser usada apenas para
anotação dos lances, dos tempos dos relógios, da oferta de empate, registros
relacionados com reclamações e outros dados relevantes.
12.4 Devem ser considerados, como meros
espectadores, jogadores que tiverem terminado suas partidas.
12.5 Não é permitido aos jogadores deixar
o ‘ambiente de jogo’ sem a permissão do árbitro. O ambiente de jogo é composto
pela sala de jogo, banheiros, área de refeição leve, área reservada para
fumantes e outros locais designados pelo árbitro. Não é permitido ao jogador,
que tem a vez de jogar, deixar a sala de jogo sem a permissão do árbitro. (para ir ao banheiro ou tomar água, não é necessário
solicitar a permissão da Arbitragem)
12.6 É proibido distrair ou perturbar o
oponente de qualquer maneira. Isto inclui reclamações ou ofertas de empate sem
cabimento. (nossa! Isto também está na
Lei?)
12.7 Infrações a qualquer dos Artigos 12.1 a
12.6 deverão redundar em aplicação das penalidades previstas no Artigo 13.4. (de advertência a expulsão)
12.8 A persistente recusa por parte de um jogador
em cumprir as Leis do Xadrez (incluem-se
aqui as determinações dos Oficiais de Arbitragem) deverá ser
penalizada com a perda da partida. Compete ao árbitro decidir o escore do
oponente.
12.9 Se ambos os jogadores forem julgados culpados
de acordo com o Artigo 12.8, a partida deverá ser declarada perdida para ambos.
4 - Importantíssimo...
- É muito importante. Conheça
e Cumpra.
5 - Observações ...
- A Arbitragem agradece! O Xadrez agradece! E VOCÊ
CRESCE!
Gentileza do Arbitro Nacional ID 271 Wilter Pereira Vieira
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
DICA DO ARBITRO Nº 05
Anotação Algébrica
- A não
ser que disponham de menos de 5 minutos no relógio, os jogadores têm a
obrigação de anotar e preferencialmente no sistema algébrico?
2 - Porque fazer...
- A
anotação é obrigatória em ritmos de xadrez pensado, de acordo com a Lei da
Fide, e você só pode fazer qualquer reivindicação, com base na anotação, se
tiver utilizado este sistema de anotação.
3 - Como fazer ...
- Anote
TODOS os seus lances pelo sistema algébrico e de forma legível e inteligível,
preferencialmente EM PORTUGUES, tomando muito cuidado em diferenciar letras
maiúsculas de letras minúsculas e algumas letras em especial, como por exemplo,
o “e” do “c” e ainda o “b” do “d” e
do “h” minúsculos.
Se você ainda não sabe a
anotação algébrica, trate de aprender, pois em algum momento irá precisar
saber.
4 - Importantíssimo...
- MESMO
QUE SEU ADVERSÁRIO NÃO TENHA MAIS A OBRIGAÇÃO DE ANOTAR, você deve continuar
anotando normalmente os lances. Há muitos casos de jogadores que param de
anotar alegando que seu adversário não está mais anotando. É um erro passível
de punição.
- Se
você parar de anotar, em momento que deveria estar anotando, o Arbitro irá
puni-lo, inicialmente determinando que Você atualize a sua planilha dentro do
seu tempo, mas caso você reincida por duas vezes ou mais, Ele poderá tomar
medidas mais drásticas nesta punição, caso entenda que você está agindo de má
fé ou procurando obter vantagem ilícita agindo assim.
5 - Observações ...
- Em
torneios com relógio digital e bônus de 30 segundos ou mais por lance, a
anotação é obrigatória durante toda a partida, inclusive nos apuros de tempo.
- Outro
aspecto não menos importante, é que estas planilhas/súmulas são utilizadas a
posteriori para digitar as partidas em PGN a fim de informar a FIDE para
o Cálculo do Rating, Concessão de Norma, e caso elas não traduzam fielmente o
que aconteceu na partida, podem, dificultar ao Organizador o Registro do
Torneio, e, conseqüentemente, causar prejuízo a todos os participantes.
"Em
suma. Capriche na súmula/planilha. Ela é muito importante e não é lugar de
garranchos!"
Gentileza
do Arbitro Fide ID 150 Igor Lutz
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
DICA DO ARBITRO Nº 06
Lance Ilegal
1 -Voce sabia que...
- Há na Lei do Xadrez um artigo especialmente
escrito para regular a questão dos LANCES ILEGAIS? Trata-se do Art. 7 –
Irregularidades em seu subtítulo 7.4. Lances ilegais, e
Apêndices em B – Xadrez Rápido no seu item B6.
2 - Porque fazer...
- Se o seu adversário comete repetidos lances
ilegais, Você pode ganhar a partida com o uso desta simples regrinha.
3 - Como fazer ... Vejamos o que diz o artigo 7.4 e
o Apêndice B6:
Artigo 7.4
a) Se durante uma partida descobrir-se que um
lance ilegal foi feito, inclusive falha no ritual de promoção de um peão ou
captura do rei do oponente, deverá ser restabelecida a posição imediatamente
anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser reconstituída, a
partida deverá continuar a partir da última posição identificável, anterior à
irregularidade. Os relógios deverão ser ajustados de acordo com o Artigo 6.14.
O Artigo 4.3 aplica-se à jogada que for feita em substituição ao lance impossível.
A partida deverá então continuar a partir da posição restabelecida.
b) Após a adoção das ações descritas no artigo
7.4 (a), para os dois primeiros lances ilegais feitos por um jogador, o árbitro
deverá dar dois minutos extras ao oponente, a cada instância; para o terceiro
lance ilegal efetuado pelo mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida
perdida para este jogador.
(E somente para o Rápido)
B6) Um lance ilegal está completo assim que o
relógio do oponente for posto em movimento. O oponente tem então o direito
de reclamar que o jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito
seu lance. Apenas após tal reclamação é que o árbitro poderá intervir.
Entretanto se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um peão não foi
completada, o árbitro deverá intervir, se possível.
Como você deve proceder quando seu adversário
cometer um lance ilegal:
- Pare o relógio (ou não) imediatamente após o
lance ilegal, desde que esteja na sua vez de jogar, acione o Arbitro, e quando
ele atender, informe-o em tom de voz baixo a ocorrência. (melhor parar o
relógio porque, afinal, é o seu tempo que estará correndo se voce não
parar o relógio)
- Se o Arbitro estiver presente e perceber o lance
ilegal (no xadrez pensado) ele irá intervir, porém caso ele não perceba, Voce deve
acioná-lo (usando os procedimentos corretos)
- No xadrez rápido, o Arbitro intervirá se perceber
que o seu adversário promoveu incorretamente e você ainda não tiver respondido
ao lance. Nos outros casos de lance ilegal você sempre terá que acionar o
árbitro, esteja ele presente ou não.
PORTANTO, O MELHOR MESMO É VOCE SEMPRE ACIONAR O
ARBITRO QUANDO SEU ADVERSÁRIO COMETER UM LANCE ILEGAL, PARA GARANTIR OS SEUS
DIREITOS.
4 - Importantíssimo...
- Tenha a certeza absoluta que realmente houve um
lance ilegal, pois caso não tenha havido e você acionar o Arbitro, ele irá
adverti-lo (por parar o tempo do relógio sem motivo plausível) e acrescentar
três minutos ao seu oponente
5 - Observações ...
- Nunca, em circunstância nenhuma, acione o Arbitro
em tom de voz qualquer (falar alto ou gritar então esta completamente fora
de questão). Levante a mão e aguarde. Caso o Arbitro esteja longe e ninguém
perceba a sua solicitação para chamar a atenção dele, levante-se e vá
pessoalmente chamá-lo. (o relógio esta parado, lembra?)
“A SALA DE JOGOS de um evento enxadrístico é um
templo de embates de mentes, que necessitam de todo o silêncio possível, para
organizar e conduzir seus exércitos!”
Gentileza do Arbitro Nacional ID 271 Wilter Pereira
Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário